Socie Logo
    • Pesquisa avançada
  • Visitante
    • Login
    • Faça seu Cadastro Agora
    • Modo noturno
Paulo Roberto Cover Image
User Image
Arraste para reposicionar a cobertura
Paulo Roberto Profile Picture
Paulo Roberto
  • Meu Perfil
  • Grupos
  • Curtiu
  • Seguindo
  • Seguidores
  • Fotos
  • Vídeos
Paulo Roberto profile picture
Paulo Roberto
2 anos atrás -

Ignorância dos algoritmos

O Estado de S. Paulo 21 Jan 2019
Há uma grande distância entre o que o Facebook faz com os dados de seus usuários e o grau de conhecimento que os usuários têm da atuação da rede social, revelou pesquisa do Pew Research Center. A disparidade é de tal ordem que, por exemplo, 74% dos usuários não sabiam que o Facebook armazena para fins comerciais uma série de informações sobre seus interesses pessoais. A pesquisa foi realizada com adultos residentes nos Estados Unidos. Não há indícios de que os usuários brasileiros estejam mais bem informados. Os dados preocupam, já que revelam um frágil conhecimento e, consequentemente, um débil consentimento sobre o uso que a rede faz das informações sobre seus usuários.

É cada vez mais frequente o armazenamento de uma grande quantidade de informações sobre o comportamento das pessoas na internet. Esses dados são amplamente utilizados para fins comerciais, como, por exemplo, para segmentar a publicidade que é apresentada a cada pessoa que navega na internet. A pesquisa Algoritmos

do Facebook e Dados Pessoais teve por objetivo avaliar o grau de compreensão que os usuários do Facebook têm sobre os sistemas de classificação baseados em algoritmos e se eles consideram que essas classificações refletem com acuidade suas personalidades.

Após responderem a um questionário, os entrevistados foram orientados a entrar na página “suas preferências de anúncios”, que o Facebook gera para cada usuário. Foi apenas nesse momento que a grande maioria das pessoas (88%) soube que a rede social tinha gerado um material específico sobre elas. Ao descobrirem esse conteúdo, 59% afirmaram que as preferências listadas pelo Facebook correspondiam em alguma medida a seus interesses reais. Já 27% avaliaram que a listagem era imprecisa.

Mais da metade dos entrevistados (51%) mostrou-se desconfortável com a existência de uma lista de preferências pessoais criada pela plataforma. Apenas 5% disseram estar muito confortáveis com a lista de interesses.

A pesquisa também avaliou a percepção dos entrevistados sobre duas listagens que o Facebook faz de alguns usuários: sobre suas tendências políticas e sobre suas afinidades étnicas e culturais. Cerca de metade dos entrevistados (51%) havia recebido do Facebook uma determinada classificação política, distribuída em três grupos: liberais, conservadores e moderados. Sobre esse tópico, 73% consideraram-se fielmente retratados e 27% disseram que a avaliação política recebida era imprecisa.

Em relação às afinidades étnicas e culturais, 21% dos usuários haviam recebido uma determinada classificação. De acordo com o algoritmo do Facebook, 43% tinham interesse na cultura afro-americana; 43%, na cultura hispânica; e 10%, na cultura asiático-americana. Sobre esse tópico, 57% disseram que o Facebook havia acertado sobre a sua afinidade cultural e 39% não se consideravam membros do grupo designado pelo Facebook. O grau de acerto é baixo.

O uso da afinidade multicultural pelo Facebook para segmentar o público dos anúncios causa controvérsias. No ano passado, após pressão do Congresso americano, a rede assinou acordo com o Procurador Geral do Estado de Washington comprometendo-se a proibir que os anunciantes excluíssem ilegalmente usuários por questões de raça, religião e orientação sexual, entre outros critérios discriminatórios.

No ano passado, o Congresso aprovou a Lei 13.709/2018, que regula o tratamento de dados pessoais, também nos meios digitais. “Toda pessoa natural tem assegurada a titularidade de seus dados pessoais e garantidos os direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade”, prevê a lei. Há um longo caminho, seja para uma melhor compreensão por parte da população dos seus direitos, seja para uma prática que respeite de fato a liberdade, a intimidade e a privacidade. Há certamente algo a ser aperfeiçoado quando empresas lucram tanto com dados dos usuários sem que eles saibam exatamente o uso que é dado a essas informações.

Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
Paulo Roberto profile picture
Paulo Roberto
2 anos atrás -

Banho na Madeira!!!

VIX Explore Brasil - Banho na madeira? | Facebook
www.facebook.com

VIX Explore Brasil - Banho na madeira? | Facebook

Você vai viciar nessas imagens!
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
Paulo Roberto profile picture
Paulo Roberto
2 anos atrás -

Hora do Banho !!!

VIX Explore Brasil - A hora do banho! | Facebook
www.facebook.com

VIX Explore Brasil - A hora do banho! | Facebook

Tá na hora do banho, galera!! ❤️
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
Paulo Roberto profile picture
Paulo Roberto
2 anos atrás -

Coca-Cola transparente é nova febre no Japão!!!

Coca-Cola transparente é lançada no Japão - VIX
www.vix.com

Coca-Cola transparente é lançada no Japão - VIX

O Japão vive uma febre de bebidas claras, desde chás até cafés, e a mais recente delas é a Coca-Cola Clear. A marca aderiu à tendência com uma versão transparente e um leve sabor de limão. O mais impressionante? O sabor é idêntico ao da versão origin
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
  • Seu ganho total estimado:

    R$ 1,32

  • Saiba como Monetizar Mais

Em breve você irá monetizar por utilizar a Socie, crie páginas, artigos, grupos, faça amigos, é assim que você vai monetizar. Obs: você já ganhou um valor por se registrar, seja bem-vindo(a) ;)

Nosso primeiro sistema de monetização ativo: Taboola, continuem gerando conteúdo.

  • Detalhes
  • 22 Posts

  • Homem
  • 25/01/64
  • Trabalhando em Marketing Digital
  • Estudando em FIG UNIMESP - GUARULHOS

  • Morando em Brazil
  • Localização São Paulo, Capital
  • Redes Sociais
  • álbuns
  • álbuns
    0
  • Mais informações
  • Seguindo
    448
  • Matheus Fa
    Adriana Ri
    Marcelle P
    Troca Troc
    Selminha R
    Giovani Sa
    Jhonatan C
    Jorge Silv
    Thiago Ber
  • Mais informações
  • Seguidores
    246
  • Rose Lessa
    SEBASTIÃO
    I PSYKHE A
    vencedor50
    Marcos And
    Wiliames L
    Mauricio S
    Aurelio Pa
    Fabio Souz
  • Mais informações
  • Curtiu
    50
  • Troca Troc
    Noticias e
    De Tudo Um
    Avalanche
    William Za
    Receitas L
    Sobrenatur
    Efficace P
    Exercícios
  • Mais informações
  • Grupos
    37
  • R8 News
    Netflix -
    Ganhe Dinh
    Aki Tem
    CONCURSOS
    Pet Vet Lo
    Pesquisas
    Gargalhada
    Vamos expa
Linguagem

© 2021 Socie

  • Sobre
  • Blog
  • Mais
    • Privacidade
    • Termos de Uso

Denunciar este usuário

Importante!

Tem certeza de que deseja remover esse membro da sua família?

Você cutucou PauloRoberto

Novo membro foi adicionado com sucesso à sua lista de família!

Recorte seu avatar

avatar

  • Início
  • Sobre
  • Contato
  • Privacidade
  • Termos de Uso
  • Blog
Linguagem

© 2021 Socie

Comentário relatado com sucesso.

O post foi adicionado com sucesso à sua linha de tempo!

Você atingiu seu limite de amigos 5000!

Erro de tamanho de arquivo: o arquivo excede permitido o limite (23 MB) e não pode ser carregado.

Não é possível carregar um arquivo: esse tipo de arquivo não é suportado.

Linguagem
  • Portuguese