6 livros para entender o mercado financeiro

Você vai amar as recomendações :)

Ler é um dos hábitos que todo bancário deveria ter. Não apenas os profissionais que trabalham em banco, mas aqueles que apreciam sua área e querem sempre se manter atualizados.

O aprendizado é constante e a evolução também. Conheça abaixo 6 livros para colocar na lista de 2019 e dominar mais ainda o mercado financeiro.

O Capital no Século XXI – Thomas Piketty

O capital no século XXI (FOTO: divulgação)

O livro de Thomas Piketty é uma ótima escolha para levantar a cortina de fumaça, se o mercado financeiro ainda for nebuloso para você. Lançado em 2013 na França, essa obra de 976 páginas estuda a repartição da riqueza nos países desenvolvidos, desde o século XVIII.

Então, é como uma linha do tempo do desenvolvimento da economia. E de como a dinâmica da riqueza foi atribuída. O autor baseia seus estudos em dados históricos disponíveis, como por exemplo os arquivos fiscais franceses.

A importância de existir um livro como esse é imensurável. É uma utilidade pública e histórica, além de ensinar diversos termos econômicos que tiveram origem lá no século XVIII, o século do nascimento da economia moderna.

O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

O investidor inteligente (FOTO: divulgação)

O Investidor Inteligente é considerado a bíblia dos investidores do mercado de ações, desde sua primeira publicação em 1949. Seu autor, Benjamin Graham, foi um consultor de investimentos de muito sucesso no século XX.

Se você se interessa pelo mercado de ações e se enxerga como um investidor de muito sucesso no futuro da sua carreira, esse livro precisa ser o primeiro da sua estante.

Sendo assim, através de dicas práticas e valiosas, a própria editora classifica a obra como um próprio guia para ganhar dinheiro na bolsa. Já sabe, né?

Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Os axiomas de Zurique (FOTO: divulgação)

Publicado em 1985, esse livro apresenta 12 axiomas principais que pretendem fornecer respostas para as principais dúvidas e inseguranças de um investidor iniciante. Não necessariamente iniciante, mas qualquer dúvida que o especulador possa deparar em sua carreira.

O livro é intitulado dessa forma porque se baseia nas táticas utilizadas pelos banqueiros suíços, após a Segunda Guerra Mundial, para se reerguer e obter êxito financeiro.

Esses banqueiros da Suíça decidiram arriscar tudo e investir em diversas frentes: de ações a imóveis, de mercadorias a moedas. Uma certeza você pode ter: vai aprender muito com esse livro.

Avaliando Empresas, Investindo em Ações – Carlos Alberto DebastianiFelipe Augusto Russo

Avaliando empresas, investindo em ações (FOTO: divulgação)

Esse livro foi lançado em 2008 e é o único livro nacional dessa lista. Em 224 páginas, os autores vão explicar os elementos necessários para uma análise criteriosa da saúde financeira das empresas.

Sendo assim, você vai aprender os conceitos necessários para manter a saúde financeira da sua empresa, como os cuidados com os indicadores financeiros, a balança comercial e análises de liquidez no mercado.

Baseando-se na escola fundamentalista, e em uma linguagem acessível, essa obra se destina aos investidores que integram essa analise fundamentalista e querem aplicar seus conceitos no dia a dia. A análise fundamentalista consiste na análise dos fundamentos econômicos.

Aqui, você vai aprender desde os conceitos básicos da economia até as estratégias para investimentos de longo prazo no mercado.

O Lado Invisível da Economia – Katrine Marçal

O lado invisível da economia – Katrine Marçal (FOTO: divulgação)

Se você sente falta de uma obra mais acessível sobre economia, chegou a sua hora. Mas, além de explicar conceitos básicos e importantes da economia, a jornalista premiada Katrine Marcal também questiona o modelo masculino do pensamento econômico e dos papéis de gênero.

Isso significa que, por muito tempo, as mulheres não foram vistas como boas o suficiente para ingressar no mercado financeiro, ficando responsáveis apenas pelas tarefas domésticas.

Além de problematizar essa questão histórica, a autora também apresenta os problemas atuais das mulheres no mundo econômico, com dados e referências, que são mostrados de maneira simples e didática.

Entretanto, esse livro é para todas as pessoas. Homens, adolescentes, mulheres, profissionais do mercado financeiro ou não… Não importa! A reflexão é válida em qualquer âmbito.

Liar’s Poker – Michael Lewis

Liar’s Poker – Michael Lewis (FOTO: divulgação)

No brasil, o nome desse livro é O Jogo da Mentira e foi publicado em 1989. Nele, o autor narra, em 256 páginas, suas experiências como vendedor de títulos em Wall Street no final da década de 1980. É um livro autobiográfico, pois as experiências narradas são reais.

Por captar um período importante da história da Bolsa de Valores de Nova York e do mercado de ações, é uma obra bastante famosa que ajudou a definir a área de investimentos.

Michael Lews é um jornalista e escritor aclamado pela crítica por seus livros de não-ficção que contam histórias sobre Wall Street e o mercado financeiro dos EUA. Hoje trabalha como redator da revista Vanity Fair e escreve artigos para o The New York Times.

Mais artigos: