Quais são os maiores desafios na gestão de um restaurante de sucesso?

Gerenciar um restaurante, ou um negócio no segmento de Food Service, pode se tornar mais complexo que outros segmentos do varejo.

 Isso porque, além da gestão administrativa do negócio, como funcionários, contas a pagar e a receber, produtos e estoque, a operação pode ser um grande desafio.
 Em primeiro lugar, há vários modos de operar um restaurante: modo balcão, mesa, comandas, delivery e assim por diante. Pode ser um restaurante a la carte, fast food, por quilo, especializado. E cada definição mexe na forma como gerir esse estabelecimento.
 Além disso, um restaurante de sucesso consegue fazer toda a gestão de seu estoque de produtos, acabados e processados, com as devidas fichas técnicas e quantidades de matéria-prima utilizada em cada prato, mantendo assim seu padrão de qualidade.
 Outro desafio pode ser a gestão das diferentes boquetas de pedidos, por exemplo, quando um cliente pede um refrigerante e uma carne, esse pedido deve chegar até à cozinha que preparará a carne, mas também deve chegar à copa, que é onde se preparará a parte de bebidas. A operação geralmente fica fisicamente dividida, e dependendo dos itens do pedido do cliente, devem ser direcionadas para equipes de produção diferentes, cronometrando tempo de preparo e entrega para que todos da mesa possam receber os pratos e bebidas ao mesmo tempo, por exemplo.
 Claro que pensar em fazer tudo isso sozinho ou manualmente parece impossível não é mesmo? Mas muitos programas de computador e equipamentos específicos para automação e gestão de negócios em food já existem para tornar essa "complexidade" simples para que o gestor possa forcar em outras tarefas do negócio tão importantes quanto, como a gestão de pessoas e a satisfação de seus clientes.

Mais artigos: