O futuro se constrói agora

Você já prestou atenção na tendência do ser humano em sempre adiar o início de um projeto importante?

O FUTURO SE CONSTRÓI AGORA

Você já prestou atenção na tendência do ser humano em sempre adiar o início de um projeto importante? Será que isto acontece por que as pessoas não sabem o que querem, será que é por insegurança, por medo de assumir as rédeas da situação ou é obra da “boa” e velha preguiça mesmo? Independentemente da razão de tal comportamento (a chamada procrastinação), ele oferece um preço muito alto...

VOCÊ COM 90 ANOS

Para quem ainda não se ligou no quão perigoso é este tipo de atitude, proponho um exercício: imagine você com noventa anos, tendo passado a vida toda trabalhando como empregado em algo que detestava, por medo de arriscar. Como e com que energia iniciaria do zero um novo empreendimento? 

Como lidaria com sua memória trazendo todas as oportunidades perdidas, de uma vida inteira de adiamentos, as ideias que poderiam ter dado certo, mas que sequer foram iniciadas? Seria como a música Epitáfio, da banda Titãs, tocando vinte e quatro horas por dia na sua cabeça: “Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Devia ter arriscado mais e até errado mais. Ter feito o que eu queria fazer”. Torturante, não é mesmo? 

Mas é exatamente esse tipo de vida torturante que conquistamos dia após dia, quando vamos postergando o início dos nossos projetos. O tempo passa, vamos perdendo energia e fica cada vez mais difícil começar. A escritora Karen Lamb tem uma frase que sintetiza perfeitamente essa sensação: "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje". E eu completaria dizendo: No entanto, se não tiver começado, a angústia pode ser uma companhia indesejada. 

A BOA NOTÍCIA

Se você fez o exercício mental e sentiu essa angústia por imaginar viver uma vida sem sentido, comemore: a boa notícia é que os seus sonhos ainda estão vivos dentro de você! E, melhor, ainda dá tempo de realizá-los, mas, para isto, você precisa começar agora! Comece acreditando em si mesmo (a). Por mais difícil que possa estar a sua situação, acredite: muitos empresários de sucesso enfrentaram circunstâncias tão ou mais desafiadoras que a sua e nem por isso deixaram de dar o primeiro passo. Se você não sabe como começar, estude, faça cursos que ensinem como estabelecer metas mensuráveis, administrar melhor o seu tempo, usar o dinheiro da maneira correta. Leia bons livros, gaste energia com tarefas que promovam seus ideais, esteja com pessoas positivas e proativas. Colabore consigo e não se sabote. 

NÃO HÁ PASSADO, NÃO HÁ FUTURO

Os ensinamentos dos mestres orientais são muito úteis no mundo empresarial. O princípio de estar atento ao tempo presente é um deles. O passado e o futuro são estados mentais, não existem na realidade concreta. Este é uma projeção mental das consequências dos atos atuais, aquele são experiências que servem apenas de parâmetro para as decisões de agora. Portanto, adiar o início de um projeto se baseando em decepções do passado ou na expectativa de eventuais acontecimentos futuros significa viver fora da realidade concreta. Meus amigos e minhas amigas: façam algo em proveito das suas melhores ideias. E esse algo precisa ser agora!

393 Visualizações

Mais artigos: