Curso de Contabilidade Para Iniciantes ao Expert

Como o objetivo da contabilidade é registrar, resumir e fornecer dados financeiros sobre negócios a diferentes usuários desses dados, é necessário dispor de certos meios para atingir esse objetivo. Um dos meios é chamado de conta e esse é um dos termos contábeis mais importantes.

Como o objetivo da contabilidade é registrar, resumir e fornecer dados financeiros sobre negócios a diferentes usuários desses dados, é necessário dispor de certos meios para atingir esse objetivo. Um dos meios é chamado de conta e esse é um dos termos contábeis mais importantes. Vamos explorar sua essência e necessidade prática.

A conta ajuda a manter registros e rastrear informações sobre cada ativo, passivo, patrimônio líquido, receita e despesa individual. A lista completa de contas usadas pela empresa para fins contábeis é chamada de contabilidade, que pode ser diferente dependendo do tamanho, finalidade e outras particularidades da empresa. 

As contas são usadas para classificar os dados financeiros em categorias e manter todas as informações necessárias sobre o que aconteceu com essa categoria específica durante o período contábil. Como as informações nas demonstrações financeiras são classificadas em ativos, passivos, patrimônio líquido, receita e despesa, cada tipo desses itens tem uma conta separada.

Estrutura e exemplo

Por exemplo, caixa bancário, caixa pequeno, contas a receber, contas a pagar, capital social, receita de vendas, despesas administrativas, custo dos produtos vendidos - todas essas categorias de dados contábeis terão sua própria conta separada. Então, qual é a forma da conta? É a maneira simplista de dizer que cada conta tem uma forma T, uma vez que possui dois lados. O lado esquerdo é chamado de lado do débito. O lado direito é chamado de lado do crédito. Além disso, cada conta tem um título. Você pode ver mais ilustrações simplificadas.

_D____________Título_____________C__

Diminui e aumenta em saldos

Os lados de débito e crédito das contas são usados ​​para refletir aumento ou diminuição no saldo de determinada conta. No início e no final de cada período contábil, todas as contas, com exceção das contas de receita e despesa, terão saldos no lado do débito ou crédito, dependendo da categoria da conta.

No caso de termos contas pertencentes à categoria de ativos, o aumento dos saldos dessas contas é registrado no lado do Débito, diminuído - no lado do Crédito. Essas contas terão saldo devedor no início e no final do período contábil. No caso de termos contas pertencentes à categoria de patrimônio ou passivo, o aumento nos saldos dessas contas é registrado no lado do crédito e diminui - no lado do débito. Essas contas terão saldo de crédito no início e no final do período contábil. No caso de termos contas pertencentes à categoria de receita, o aumento nas contas de receita é refletido no lado do crédito e a redução no débito. Para contas de despesas, é vice-versa. Aspecto importante a lembrar que as contas de receita e despesa não terão saldos iniciais ou finais.

Princípio da entrada dupla

Enquanto as transações comerciais são registradas, elas sempre afetam pelo menos duas contas. Portanto, uma conta é debitada e outra conta é creditada. Essa ação em termos contábeis é chamada de contabilidade de dupla entrada.

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